Uma das mais ricas em termos de variedade de oferta turística de todo o país, a Região de Lisboa vai muito além da urbe capital de Portugal.

Locais como Sintra, a Serra da Arrábida e a Vila de Cascais são algumas das mais reconhecidas joias desta zona.

Mas é numa das mais importantes zonas húmidas do continente europeu, no chamado Arco do Tejo, que compreende os limites terrestres do Estuário do maior rio da Península Ibérica e da sua Reserva Natural, que se encontram alguns dos locais mais emblemáticos da ancestral relação portuguesa com o cavalo.

 

Dedicados às artes equestres, à pesca e à agricultura, em locais como Alcochete, Vila Franca de Xira, Moita, Montijo, Barreiro ou Seixal ainda é possível ver campinos a conduzir o gado bravo pelas ruas.


Nesta região das extensas áreas de montado, da
criação de gado taurino e equino, de Puro-Sangue
Lusitano, o cavalo é celebrado como em poucos outros lugares do país, em festas, feiras e touradas, ao longo de todo o ano.

Sócios da ANTE

Alojamento

Campeonatos de Portugal

Campeonato de Portugal 10 disciplinas (Obstáculos, Ensino e Eq. Trab, C.C.E, Raides, Atrelagem, Eq. Trabalho, TREC, Horseball, Volteio). Profissionais do mundo Equestre. Local: Vários Data:...

Read More

Locais de Interesse

ALCOBAÇA
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro situado na cidade de Alcobaça, na região do Centro, em Portugal, a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português.


ALENQUER
Convento de São Francisco
O Convento de São Francisco de Alenquer foi um dos primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores fundado em Portugal.


LISBOA
Aqueduto das Águas Livres
O Aqueduto das Águas Livres é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa, em Portugal, e que tem como obra mais emblemática a grandiosa
arcaria em cantaria que se ergue sobre o vale de Alcântara, um dos bilhetes postais de Lisboa.
Castelo de São Jorge
Ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo.
Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI é o ponto culminante da arquitectura manuelino e o mais notável conjunto monástico português do seu tempo e
uma das principais igrejas-salão da Europa.
Basílica da Estrela
Um templo católico e antigo convento de freiras carmelitas localizado na cidade de Lisboa, em Portugal. Esta vasta igreja, encimada por uma cúpula, ergue-se no alto de uma colina na
zona oeste da cidade, sendo um dos marcos da zona da Lapa.
Casa dos Bicos
É um dos núcleos do Museu de Lisboa. A casa foi construída em 1523, a mando de D. Brás de Albuquerque, filho natural legitimado do segundo governador da Índia portuguesa.

Sé de Lisboa
É a sede do Patriarcado de Lisboa e da Paróquia da Sé. A sua construção teve início na segunda metade do século XII, após a tomada da cidade aos Mouros por D. Afonso Henriques, e apresenta-se hoje como uma mistura de estilos arquitectónicos. É classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Torre de Belém
Icónica torre defensiva medieval
Convento do Carmo
Antigo convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância que se localiza no Largo do Carmo e foi erguido, sobranceiro ao Rossio (Praça de D. Pedro IV), na colina fronteira à do Castelo de São Jorge, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal.
Igreja de São Roque
Igreja católica em Lisboa, dedicada a São Roque e mandada edificar no final do século XVI, com colaboração de Afonso Álvares e Bartolomeu Álvares. Pertenceu à Companhia de Jesus,
sendo a sua primeira igreja em Portugal, e uma das primeiras igrejas jesuítas em todo o mundo.
Igreja de São Vicente de Fora
A construção do Mosteiro de São Vicente de Fora teve início durante a união dinástica entre Portugal e Espanha, estando no trono Filipe I, e é um dos mais belos exemplares do maneirismo
em Portugal.
Palácio Nacional de Queluz
Referência da arquitetura rococó e neoclássica em Portugal.

MAFRA
Palácio Nacional de Mafra
Composto por um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco joanino, na vertente alemã.

 

SANTA MARIA
Castro do Zambujal
Monumento pré-histórico existente no Casal do Zambujal, com o terreno circunjacente, em que assenta uma povoação do começo do bronze / Povoado fortificado do Zambujal.

SINTRA
Castelo dos Mouros
O Castelo de Sintra, popularmente conhecido como Castelo dos Mouros, localiza-se na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, em
Portugal. Erguido sobre um maciço rochoso, isolado num dos cumes da serra de Sintra, na Estremadura, do alto das suas muralhas descortina-se uma vista privilegiada de toda a sua envolvência rural que se estende até ao oceano Atlântico.
Palácio da Pena
Representa uma das principais expressões do Romantismo
arquitectónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, na Baviera.
Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro
período da monarquia.
Tholos do Barro ou da Pena – Monumento funerário do Eneolítico (S. Pedro e Santiago)
Gruta Artificial da Época Calcolítica da Ermegeira (Maxial)

Locais de Interesse

LISBOA
Museu Calouste Gulbenkian – Colecção do Fundador
Arte egípcia e greco-romana, pinturas de Rembrandt e Manet, uma Diana de mármore que pertenceu a Catarina da Rússia e uma libélula de arte nova, a estrela entre as jóias de René Lalique. No jardim, os recantos foram desenhados por Ribeiro Telles: conte com lagos, patos, pinturas, actividades e gelados.
Museu Calouste Gulbenkian Colecção Moderna
Qualquer desculpa é boa para regressar a este endereço repleto de nomes do modernismo português e arte britânica do século XX.
Casa das Histórias
A casa assinada por Souto de Moura é a jóia da coroa do Bairro dos Museus, criado para gerar sinergias entre 12 museus da vila de Cascais.

Casa Fernando Pessoa
A casa onde Pessoa viveu os últimos 15 anos não é um museu, mas uma casa de autor, com a sua preciosa biblioteca, exposições temporárias e uma sala multimédia a contar a vida do escritor.
Museu Arqueológico do Carmo
Não tenha medo de levar os miúdos a ver as peças que aqui se mostram – são deles as perguntas mais curiosas e são eles que menos incómodo revelam quando se cruzam com o exlíbris
do Museu Arqueológico do Carmo.
Museu Colecção Berardo
Há 862 razões para voltar sempre ao CCB, entre o acervo e a exposição, que atravessa o século XX. A colecção Berardo inclui dois Picasso e uma tela de Chagall de 23 metros que foi avaliada
pela Christie’s em 316 milhões de euros.
Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia
– MAAT

Museu do Oriente
A relação de Portugal com o Oriente conta-se através de peças sumptuosas dos Descobrimentos, mas também de algumas raridades curiosas, como o chapéu Namban de papel e laca que os japoneses inventaram para imitar o modelo de abas dos portugueses.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência
O laboratório químico do século XIX e o jardim botânico são obrigatórios, mas à segunda visita pode entrar mesmo só para ver as borboletas, os répteis ou insectos.

Museu Nacional de Arqueologia
Os guerreiros galaico-lusitanos de granito, à entrada, datam do século I d.C. e são tesouro nacional.
Museu Nacional do Azulejo
Antigo Mosteiro da Madre de Deus, construído no século XV. Lá dentro, a história faz-nos recuar ao tempo em que o mosaico deixou de confinar-se aos pavimentos e ganhou, por influência
árabe, relevo na decoração.
Museu Nacional de Arte Antiga
Com As Tentações de Santo Antão e os Painéis de São Vicente à cabeça, está recheado de pintura, escultura, cerâmica, têxteis, vidros, desenhos, peças de ourivesaria e mobiliário.
Museu da Marioneta
Além de uma enorme coleção de marionetas portuguesas tradicionais, este Museu da Marioneta tem no seu acervo uma significativa coleção de marionetas do sudeste asiático, bem
como outras respeitantes à ancestralidade africana e brasileira.
Museu do Fado
Um património da humanidade que ganhou casa própria no ano de 1998, quando o Museu do Fado abriu portas no coração de Alfama.

Museu da Água
A sala das antigas caldeiras reúne a colecção de peças que constitui o Museu. Nesta sala podemos reconstituir o percurso que mostra a evolução do abastecimento da cidade de Lisboa desde o tempo dos romanos até aos nossos dias.
Museu da Farmácia
O nome não faz justiça à colecção deste museu, já que visitá-lo é ficar também ficar a conhecer a história da saúde em todo o seu esplendor.
Museu Nacional dos Coches
Colecção única no mundo composta por viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, provenientes da Casa Real Portuguesa, Igreja e colecções particulares.

SINTRA
Sintra Mitos e Lendas
Sintra Mitos e Lendas é a mais recente atração turística do Centro Histórico. O centro interativo Sintra Mitos e Lendas convida a uma viagem pelo misticismo.
Casa-Museu de Leal da Câmara
A Casa-Museu de Leal da Câmara está instalada na moradia onde Mestre Leal da Câmara viveu desde 1930 até à sua morte, ocorrida em 1948.
Centro de Ciência Viva de Sintra
O Centro de Ciência Viva situa-se na Ribeira de Sintra, na antiga Garagem dos Carros Eléctricos. O corpo humano, a água e as artes circenses são as três áreas temáticas das exposições interactivas do Centro de Ciência Viva.
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
O MU.SA é um museu que nos propõe uma viagem pela arte figurativa existente na Coleção Municipal de Arte Contemporânea, através da pintura e da escultura produzidas por artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal.
Museu Anjos Teixeira
Encontra-se instalado num imóvel construído nos inícios do século XX para azenha, que, na Azinhaga da Sardinha,aproveitava as águas do Rio do Porto.
Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas
O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas remonta, nas suas origens, a meados do século XVI. Nessa época e por iniciativa de alguns eruditos, entre os quais se terá destacado
Francisco d´Ollanda, começou-se a juntar, em torno da ermida local, uma importante colecção de inscrições romanas oriundas dos campos e aldeias circundantes.
Museu de História Natural de Sintra
O Museu de História Natural de Sintra localiza-se em pleno Centro Histórico da Vila Velha de Sintra, na Rua do Paço, num edifício do século XIX, mais concretamente de 1893.
News Museu
O NewsMuseu é a maior experiência de Media e Comunicação da Europa.

CENTROS HÍPICOS

Consulte os Centros Hípico desta região e  homologados na Rede Nacional de Centros Federados da Federação Equestre Portuguesa em: www.fep.pt/Centros-Federados

GASTRONOMIA

Sardinha assada

Sopa rica de peixes

Ovos verdes

Bacalhau à Brás

Meia-desfeita

Amêijoas à Bulhão Pato

Bife à Marrare ou bife à Café

Iscas com elas

Peixe Grelhado

Marisco

Choco frito

Caldeiradas de peixe

Peixinhos da horta

Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão

Queijo de azeitão

Moscatel de Setúbal

Vinhos de Colares e Bucelas

Pastéis de Nata

Patéis de Belém

Tortas de Azeitão

Nozes de Cascais

Queijadas e Travesseiros de Sintra

turismo de natureza

Salinas do Samouco

Local de alimentação, refúgio e nidificação para milhares de aves onde se destacam espécies como a chilreta, o pernilongo e o borrelho-decoleira-interrompida.

Reserva Natural da Arrábida

Assente na cadeia montanhosa da Arrábida e área marítima adjacente, o Parque Natural da Arrábida ocupa uma superfície de aproximadamente 17 mil há e abrange território pertencente aos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Jardim Botânico de Lisboa

Surgiu da necessidade de criar um complemento prático no ensino e investigação da botânica, da então Escola Politécnica de Lisboa.

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

Construído na década de 1960, na antiga localização do Parque de Santa Gertrudes. Este jardim é considerado um exemplo emblemático do
movimento moderno em Portugal e uma referência para a arquitetura paisagista portuguesa.

Estufa-fria

Autêntico museu vivo, constitui um dos ex-libris de Lisboa. Inicialmente pensada como um abrigo para plantas, a Estufa-fria de Lisboa é um espaços verdes aprazível, onde se pode desfrutar momentos relaxantes por entre lagos, cascatas, regatos, obras de estatuária, e apreciar a colecção de centenas de espécies de plantas diferentes oriundas de todo o mundo.

Parque Natural de Sintra-Cascais

Estende-se do limite norte do concelho de Sintra, junto à foz do rio Falcão, para sul até à Cidadela de Cascais. A serra de Sintra, com 528 m de altitude máxima, é o seu elemento dominante, a que se juntam, a completar a paisagem, uma extensa área rural e uma belíssima faixa costeira.

Tapadas das Necessidades

A tapadas das necessidades tem três lagos, o da Palmeira, o das Estrelícias e do Duque de Lafões, rodeados por vegetação exótica; uma cascata; um chafariz e tanque; vários elementos de estatuária dos quais se destaca a “estatuária das Virtudes.

Parque Ecológico de Monsanto

Espaço com cerca de 900ha de vastas áreas de mata diversificada oferece grandes potencialidades para o recreio passivo.

Parque de Montachique

Vocacionado para actividades desportivas e para o contacto com a natureza.