Destino turístico por excelência, o Algarve é procurado pelo seu clima, praias, gastronomia e história.

Foi desta região que Portugal deu início aos Descobrimentos, no século XV, o período mais expansionista da sua história.

Com paisagens muito heterogéneas, a região mais
a sul de Portugal Continental marca o encontro do
mar com as montanhas, como a Serra do Caldeirão,
a maior cordilheira algarvia.

Entre as serras e o mar, encontra-se o chamado Jardim do Algarve, conhecido por Barrocal. Nestas verdejantes áreas é possível encontrar alguns dos ex-libris da flora regional, como as Amendoeiras, Laranjeiras e Alfarrobeiras.

No litoral, o Algarve dispõe de uma oferta turística única no país, bastante atrativa e com características muito distintas. Desde as praias, todas diferentes entre si, passando pela Ria Formosa, até aos infindáveis trilhos para caminhadas pedestres ou percursos equestres, descobrir o Algarve é uma experiência inesquecível.

Sócios da ANTE

Alojamento

Campeonatos de Portugal

Campeonato de Portugal 10 disciplinas (Obstáculos, Ensino e Eq. Trab, C.C.E, Raides, Atrelagem, Eq. Trabalho, TREC, Horseball, Volteio). Profissionais do mundo Equestre. Local: Vários Data:...

Read More

Locais de Interesse

ALBUFEIRA
Muralhas do Antigo Castelo Medieval
Com origem num castro lusitano da transição do neolítico para a Idade do Cobre, foi reedificado depois da conquista do Algarve aos mouros em 1250, no reinado de D. Afonso III e, mais tarde,
durante a guerra da Restauração em 1640.
Igreja Matriz
Construção dos finais do séc. XVIII, exibe no altar-mor uma valiosa de Nossa Senhora da Conceição do sec. XVIII e possivelmente do séc. XV. esta igreja, encontra-se também a imagem de Nossa Senhora da Orada que integra a procissão
anual dos pescadores.
Ermida de São Sebastião
Inicialmente erguida no séc. XV, como comprova o portal lateral em estilo manuelino, esta ermida foi reconstruída na primeira metade do séc. XVII.
Castelo de Paderne
Construída sobre o esporão, rochosos, contornado pela ribeira de Quarteira, tem origem árabe e foi habitado até ao séc. XIV.

ALCOUTIM
Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Portal em estilo manuelino do séc. XVI, foi doada ao culto de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal desde o séc. XVII a quem se atribui a vitória contra Espanha na guerra da
Restauração.
Castelo
Apesar de se desconhecer a data da sua construção, há historiadores que defendem ser anterior ao período árabe. Foi em 1250 quer o Rei D. Sancho II o conquistou aos mouros.

ALJEZUR
Castelo
Típico castelo medieval, é um monumento árabe que no período cristão, no século XII passou a pertencer à Ordem de Santiago.

 

CASTRO MARIM
Castelo
Está erguido no local da fortificação árabe conquistada em 1242 e já foi restaurado no séc. XII, XVI e XVIII.
Fonte de S. Sebastião
Situada perto do Castelo, foi mandada construir por D. João IV a fim de construir uma estrutura definitiva para a vila.

FARO
Arco da Vila de Faro
Mandado construir por D. Francisco Gomes de Avelar no século XVIII, sobre as ordens do arquiteto italiano Fabri.
Fortaleza de Faro
Construída no tempo dos mouros, quando Faro se tornou num principado árabe, foi reedificada por D. Afonso III após a conquista da capital algarvia em 1249.
Sé Catedral
Da construção original do séc. XIII-XIV, apenas resta o portal principal, a torre que se ergue da fachada principal e duas capelas cruzeiro. A talha da Sé Catedral constitui um dos mais valiosos conjuntos de arte sacra do séculos XVI e XVII no Algarve.
Igreja do Carmo
Edifício de grandes dimensões, apresenta a sua imponente fachada e as duas torres sineiras numa construção que abrangeu quase todo o séc. XVIII e o início do séc. XIX. Num pequeno
pátio anexo desta igreja, encontra-se uma pitoresca e lúgubre Capela dos Ossos, de 1815.
Paço Episcopal
Construído no início do séc. XVII, constitui um dos edifícios mais representativos da Arquitetura Chã no Algarve. Após o terramoto de 1755, a sua reconstrução foi levada à cabo com traços ao estilo rococó.

ESTOI
Igreja Matriz de Estoi
Construída originalmente em meados do séc. XVI, a sua fachada foi integralmente refeita ao estilo neoclássico.
Palácio de Estoi
Edifício de grandes dimensões com parte da fachada revestida de azulejos. Trata-se de um palacete rodeado de jardins, reflexo do gosto romântico do seu proprietário, recorrendo ao formulário neobarroco e neorococó.
Ruinas Romanas de Milreu
Importante casa agrícola do séc. I, foi transformada numa luxuosa villa de grandes dimensões no séc. II.

FERRAGUDO
Castelo de S. João do Arado
Castelo de origem mourisca, foi mandado recuperar por D. João II para proteger a zona dos ataques dos corsários.

LAGOS
Forte e Capela de Nossa Senhora da Rocha
Data do séc. XVI e exibe um portal renascentista, no seu interior é possível admirar imagens ao estilo rococó.
Muralha da Cidade
Edificado nos reinados de D. Manuel I e de D. João III, no séc. XVI. Consta que D. Sebastião terá assistido aqui a uma missa campal antes de partir para a batalha de Alcácer Quibir.

LOULÉ
Igreja Matriz de S. Clemente
Construída provavelmente no local de uma antiga mesquita, é um edifício do terceiro quartel do séc. XIII e integra-se no estilo gótico meridional.
Ermida de Nossa Senhora da Piedade
Localizada sobre um outeiro, é um magnifico miradouro sobre a cidade, o campo e o mar.
Castelo de Loulé
Resistiu às ocupações muçulmanas até aos dias de hoje.

VILAMOURA
Cerro da Vila
É uma Estação Arqueológica junto à costa marítima, no centro geográfico do conjunto turístico de Vilamoura. Neste local, ocupado por sucessivas civilizações, nomeadamente Romanos, Visigodos e Árabes, encontram-se testemunhos vivos de povos e gentes que aqui edificaram construções.

Locais de Interesse

ALBUFEIRA
Museu Municipal de Arqueologia
Dispondo de várias áreas de estudo, conservação e restauro as peças presentes remontam à pré-história e percorrem os tempos, até aos séc. XVI e XVII para contar a história Albufeira.

ALCOUTIM
Núcleo de Arte Sacra
Percurso da arte sacra das várias igrejas do concelho, apresentando no museu vários painéis e fotografias. O retábulo principal é barroco e ainda se pode admirar a entrada manuelina.

ALJEZUR
Casa Museu José Cercas
Expõe quadros e desenhos de José Cercas, bem como mobiliário, arte sacra e faianças. O pequeno jardim não dispensa uma visita, pois para além de belo é um excelente miradouro.

Museu Antoniano
Museu dedicado a Santo António de Lisboa, está instalado num edifício recentemente restaurado, do séc. XVII.

CASTRO MARIM
Museu Arqueológico e Etnográfico
Museu que reflecte as temáticas da etnografia, geologia, arqueologia referentes a Castro Marim.

FARO
Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique
Colecções de pintura, lápides, escultura, arqueologia, cerâmica, numismática e azulejaria.
Centro de Ciência Viva do Algarve
Contendo sempre várias exposições não permanentes, conta ainda com um observatório de astronomia e uma mediateca.

ESTOI
Vila Romana de Milreu
Ocupação continuada desde o século I e até ao século XI, sendo habitada por famílias de elevado estatuto social e político.

LOULÉ
Museu Municipal e Arqueológico
Etnografia e arqueologia do concelho de Loulé.

MESSINES
Casa Museu João de Deus
Visita às várias divisões da casa, sala de estar, cozinha, quarto de dormir, biblioteca e sala de leitura, mediateca, hemeroteca e a recentemente criada, ludoteca.

SILVES
Museu da Cortiça
Exposição do património industrial corticeiro local.

VILAMOURA
Museu cerro da Vila
Mosaicos romanos, rumas de uma casa nobre, cerâmica, balneários romanos, tanques de salga de peixe, fundações de uma torre funerária e de uma zona portuária do período romano.

CENTROS HÍPICOS

Consulte os Centros Hípico desta região e  homologados na Rede Nacional de Centros Federados da Federação Equestre Portuguesa em: www.fep.pt/Centros-Federados

GASTRONOMIA

Cataplana de ameijoas

Gaspacho

Mariscos vários – Conquilhas, Ameijoas, Ostras, Camarão da costa, Percebes

Arroz de Lingueirão

Feijoada de búzios

Conserva de Cenouras à Algarvia

Carapaus Alimados

Bife de atum à Algarvia

Sardinha assada com batata doce

Xarém

Polvo de Santa Luzia

Flor de sal

Medronho

Dom Rodrigos

Morgado de figo

Bolos de Maçapão do Algarve

Bolo de mel

Bolo de gila

Doces de alfarroba

turismo de natureza

Parque Natural da Ria Formosa

Estendendo-se ao Longo de 60 km da costa sotavento do Algarve, este parque distribui-se pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Sto. António.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina

O mar, falésias, dunas sobre o planalto costeiro fornecem as condições de existência da, muito ameaçada águia pesqueira. As falésias assumem um papel importante pois permitem a nidificação de aves como a cegonha branca e a águia de Bonelli.

Sitio das Fontes de Estômbar

Integradas no Parque Municipal de lazer e educação Ambiental de lagoa, estão presentes várias fontes e nascentes de água doce, visíveis durante todo o ano.

Fonte Benémola

Freixos, salgueiros, folhados, loendros, tamareiras, choupos e canas marcam a particularidade deste local. Em certas épocas do ano, poderá ainda ver-se duas colónias de morcegos.

Rocha da Pena

Destaca-se a presença de grandes aves de rapina, como o Bufo-real, para além de pequenos mamíferos como o coelho e a raposa. Neste espaço natural ainda é dada a possibilidade ao visitante de realizar percursos pedestres.

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António

Ocupa cerca de 2 089 hectares, onde se podem contemplar zonas húmidas de sapal, salinas, zonas rurais de xistos e grés vermelho.

Bioparque

Centenas de quilómetros de passeios pedestres criados com a finalidade dos visitantes contemplarem as florestas naturais, jardins botânicos, projetos de energias renováveis e locais de interesse histórico.

Fonte Férrea | Alportel

Espaço natural do barrocal algarvio, é composto pela área de lazer adjacente á Ribeira de Alportel. A flora é composta por espécies como o medronheiro, a giesta, a urze, a esteva, o rosmaninho, o eucalipto, pinheiro. Da fauna podem destacar-se a presença do coelho bravo, da perdiz, do tordo ou do melro.