Conhecida como “Pérola do Atlântico”, a ilha da Madeira beneficia de uma posição geográfica
que lhe confere uma espantosa amenidade climática, com temperaturas médias anuais que oscilam entre os 25° C no verão e os 17° C no inverno.

Montanhosa, com profundos vales incrustados entre os picos mais altos e as falésias, a Ilha da Madeira tem vários centros de equitação onde é possível andar a cavalo ou fazer um relaxante passeio acompanhado por um guia.

 

O Caminho dos Pretos, no Funchal, o Santo da Serra e o Estreito de Câmara de Lobos são alguns dos locais onde reinam as atividades equestres.

Em 2012, a Praia Formosa, na capital do arquipélago, Funchal, acolheu a primeira edição do Festival Equestre Cidade do Funchal, com provas de ensino, gincanas e provas de ‘dressage’, entre outras.

Famosa pelo seu vinho e pela excentricidade e beleza das suas festas de fim de ano, no Funchal, a Ilha da Madeira é mais um excelente cenário nacional para a prática do Turismo Equestre em Portugal.

Sócios da ANTE

Alojamento

Campeonatos de Portugal

Campeonato de Portugal 10 disciplinas (Obstáculos, Ensino e Eq. Trab, C.C.E, Raides, Atrelagem, Eq. Trabalho, TREC, Horseball, Volteio). Profissionais do mundo Equestre. Local: Vários Data:...

Read More

Locais de Interesse

CANIÇO
Forte dos Reis Magos
O Forte dos Reis Magos situa-se junto à praia com o mesmo nome. Este forte foi construído no século XVIII com o objectivo de defender a Madeira dos ataques de piratas e de corsários.
Estátua do Cristo Rei do Garajau
Erigida em 1927, encontra-se no miradouro da Ponta do Garajau, tendo sido financiada e mandada construir pelo conselheiro Aires de Ornelas, filho do último morgado do Caniço.

FAIAL
Ponte Velha do Faial
Outrora a maior ponte da ilha da Madeira hoje apenas resta a sua estrutura com três dos seus sete arcos.

FUNCHAL
Fortaleza de São Tiago
Construído no início do século XVII, este forte de arquitectura militar está localizado acima da orla marítima da zona histórica da cidade e nele
encontra-se o Museu de Arte Contemporânea.
Colégio dos Jesuítas do Funchal
Fundado por alvará do rei D. Sebastião em 20 de Agosto de 1569, o Colégio dos Jesuítas é, pela sua importância histórica, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Funchal.
Paços do Concelho do Funchal
O Edifício da Câmara Municipal do Funchal situa- se no antigo Palácio do Conde Carvalhal e constitui um harmonioso exemplo da arquitectura do fim do século XVIII.
Santuário de N. S. Da Paz
O Santuário de Nossa Senhora da Paz, localizado no Terreiro da Luta, é o maior monumento que existe na ilha da Madeira, graças à sua estátua em mármore, com 5 metros de altura.

MACHICO
Estátua de Tristão Vaz Teixeira
Esta estátua foi concebida em homenagem ao descobridor e 1º Capitão Donatário de Machico pelo seu importante contributo para o Arquipélago da Madeira.

PONTA DO SOL
Palacete do Lugar de Baixo
O Palacete é reconhecido pelo seu estilo romântico e pela envolvência natural, sendo considerado um importante exemplar do património arquitectónico do Arquipélago da Madeira.

PORTO SANTO
Padrão das Descobertas
Localizado na Alameda do Infante D. Henrique, o Padrão dos Descobrimentos foi erguido em homenagem aos descobrimentos henriquinos.
Igreja da Nossa Senhora da Piedade
Consagrada a Nossa Senhora da Piedade, foi elevada a igreja paroquial em 1500 e, em 1566, foi pilhada e destruída quase por completo por corsários franceses.

SANTA CRUZ
Forte de São Fernando
O Forte de São Fernando foi construído no século XVIII para observação e defesa da costa e foi restaurada por Paulo Dias de Almeida por ocasião das lutas liberais.

SÃO PEDRO
Forte do Pico
Datado do início do século XVII, este Forte tornou-se num dos “ex-líbris” da ilha da Madeira, tendo feito parte do defensivo da cidade contra os frequentes ataques de corsários.

Locais de Interesse

CANIÇAL
Museu da Baleia
Testemunho de toda a história da caça à baleia
e das actividades a ela associadas, sendo um
dos mais inovadores museus do género a nível
internacional.

FUNCHAL
Casa Museu Frederico Freitas
Colecções seculares de escultura, pintura, gravura, mobiliário, cerâmica e cristais pertencentes ao advogado, notário e coleccionador madeirense Dr. Frederico de Freitas (1894-1978).
Museu de Arte Sacra
Implantado num palácio do século XVI, outrora residência dos bispos do Funchal, o Museu de Arte Sacra constitui um dos mais antigos e bem preservados museus do Funchal.
Museu CR7
Inaugurado em 2013, o museu retrata a história de vida do internacional português Cristiano Ronaldo e ostenta os troféus conquistados ao longo da sua carreira, nomeadamente as Bolas
de Ouro (2008 e 2013) e as Botas de Ouro (2007/08 e 2010/11).


Museu do Bordado e do Artesanato
Espaço dedicado à história e cultura do Bordado Madeira, o Museu do Bordado e do Artesanato recria o ambiente do romantismo de uma casa madeirense.
Museu do Brinquedo
Este museu para crianças e adultos conta com cerca de 20.000 peças onde é possível a observação de brinquedos de fabrico nacional e internacional, datados desde finais do século XIX.
Museu A Cidade do Açúcar 
Museu dedicado à história da indústria açucareira, entre os séculos XV e XIX, uma das fases mais conhecidas e marcantes da história
da Ilha da Madeira, conhecida como o ciclo do “Ouro branco”.
Museu da História Natural
Criado em 1929, é o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira e alberga mais de 41.000 exemplares de espécies animais.
Blandy’s Wine Lodge
Localizado num conjunto de edifícios de arquitectura
civil barroca, narra a história do vinho da Madeira, desde o  processo de produção da vinha até à sua transformação em Vinho da Madeira.

PORTO SANTO
Casa Colombo – Museu do Porto Santo
Retratos de Colombo, do século XVI ao século XX, mapas com as diferentes rotas por ele percorridas, peças provenientes do galeão Sloot Ter Hooge, pertencente à Companhia das Índias Holandesas.

RIBEIRA BRAVA
Museu Etnográfico da Madeira
Este museu dedica-se à investigação, documentação, conservação e promoção da cultura e etnografia madeirenses. O seu acervo integra colecções que abrangem variados aspectos sociais, económicos e culturais do arquipélago da Madeira.

VILA DA CALHETA
MUDAS. Museu de Arte Contemporânea
Mais de 400 peças, sendo palco de diversas exposições, espectáculos musicais, peças de teatro e conferências.

CENTROS HÍPICOS

Consulte os Centros Hípico desta região e  homologados na Rede Nacional de Centros Federados da Federação Equestre Portuguesa em: www.fep.pt/Centros-Federados

GASTRONOMIA

Sopa de Tomate e Cebola

É feita de cebola e alho picado, tomate fresco, orégãos e azeite. No centro do prato, é colocado um ovo escalfado.

Bife de Atum com Milho Frito

O atum é cortado em bifes, temperado com sal e marinado num “molho de vilão, feito com vinagre, azeite, alho, orégãos e pimenta.

Filete de Peixe-Espada com banana

Filetes temperados com alho, sumo de limão, sal e pimenta. As bananas descascadas e os filetes são passados por ovo e farinha, e fritos em azeite.

Espetada de Vaca em Pau de Loureiro

Pequenos cubos de carne de vaca, temperados com sal, alho e folhas de louro, enfiados num espeto (pau de loureiro ou de metal). A carne é assada e servida no espeto.

Bolo do Caco

Pão típico da Madeira, feito com batata-doce, farinha, fermento de pão, sal e água. Este pão adocicado cozido no caco (frigideira de pedra mole).

Carne de Vinho e Alhos

Pequenos cubos de carne de porco, marinada e cozida em vinho branco, dentes de alho, vinagre, louro e pimenta.

Bolo de Mel

O bolo de mel é preparado, tal como o nome sugere, com mel de cana-de-açúcar, além de erva-doce, canela, nozes, amêndoas, vinho da Madeira e laranja, entre outros.

Pudim de Maracujá

Este pudim é feito com a polpa do maracujá, gelatina, leite condensado e natas.

Rebuçados de Funcho

Rebuçados cilíndricos de cor amarelo-alaranjada, translúcidos e com sabor a funcho.

Vinho da Madeira

Caracteriza-se pelo seu sabor de açúcar caramelizado, resultante do envelhecimento em barris de madeira.

Poncha

Bebida alcoólica feita com rum de cana-de-açúcar, mel de abelha e sumo de limão.

turismo de natureza

Parque Natural da Madeira

Criado em 1982, está classificado como Reserva Biogenética e ocupa cerca de 2/3 do território da ilha.

Floresta Laurissilva

Reconhecida pela UNESCO, em 1999, como Património Mundial Natural da Humanidade, é maioritariamente caracterizada por árvores de grande porte.

Caminho do Norte

Inicia-se na Boca da Encumeada e finaliza na Ribeira Grande (São Vicente), seguindo os vestígios de uma antiga vereda utilizada para ligar a zona sul e norte da ilha.

Levada do Caldeirão Verde

Esta levada de 6,5 km tem início no Parque Florestal das Queimadas e oferece ao caminhante uma vertiginosa e grandiosa vista da orografia do interior da ilha.

Praia da Prainha

Localizada junto à Ponta de São Lourenço, o seu areal é escuro devido aos grãos de areia de origem vulcânica.

Jardim Municipal do Funchal

Também conhecido por Jardim Dona Amélia, este jardim situa-se onde em tempos existiu o Convento de São Francisco. Aqui encontra flora da Madeira e de muitas outras partes do Mundo.

Cascata do Poço do Bacalhau

É uma queda de água que se precipita de uma altura de 90 metros. tem uma lagoa na sua base que é utilizada como zona balnear.

Praia da Fajã do Cabo Girão

Uma das praias mais belas e exclusivas, já que só se pode aceder a ela de barco ou de teleférico.

Praia Formosa

Formada por calhaus rolados, divide-se em mais três pequenas praias: a Nova, a dos Namorados e a do Areeiro, tornando-se a maior praia pública da região.

Vereda do Pico Ruivo

Um percurso de 2,8 km que permite aceder ao cume mais alto da Madeira, o Pico Ruivo. O trilho sobe ao longo do “lombo”, que separa as encostas do Faial das de Santana.

Espaço de Lazer do Fanal

O Fanal é um local idílico ao redor da natureza, sendo que as centenárias árvores Til, se assumem como as protagonistas do local.

Piscinas Naturais do Porto Moniz

Consideradas o grande “ex-líbris” da vila do Porto Moniz, estas piscinas naturais de água salgada são compostas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente.

Praia do Porto Santo

Uma praia com cerca de 9 km, reconhecida pelas suas areias douradas e finas e pelo azul turquesa do mar.

Levada das 25 Fontes

Trilho de 4,6 km que se inicia descendo até ao Rabaçal. Daqui é possível continuar-se ao longo da levada até encontrar-se a fabulosa queda d’água e, posteriormente, a emblemática Lagoa das 25 fontes.

Levada do Rei

Esta levada de 5,1 km oferece vistas espectaculares das terras agrícolas de São Jorge e Santana.

Piscinas Naturais do Seixal

De origem vulcânica, não têm vigilância e são de acesso livre. As piscinas e as áreas circundantes foram recuperadas mas as suas características peculiares foram salvaguardadas.