Com uma longa tradição taurina e equina, o Arquipélago dos Açores é um dos mais belos locais de Portugal.

Com as suas Lagoas das Sete Cidades e do Fogo, a Ilha de S. Miguel é uma das mais imponentes de todo o arquipélago, em termos de beleza natural.

Nas suas águas quentes termais cozinha-se uma das mais célebres iguarias dos Açores: o Cozido das Furnas.

Este arquipélago é igualmente reconhecido internacionalmente pelas touradas à corda da Ilha Terceira, local de onde também é originária uma das 4 raças autóctones portuguesas:
o Pónei da Ilha Terceira.

Por todo o arquipélago, além das diversas celebrações relativas ao mar, todos os anos se comemora a paixão açoriana pelo cavalo e pela Arte Equestre Portuguesa, em diversas festas
e romarias, que têm lugar nas suas 9 ilhas.

Sócios da ANTE

Alojamento

Campeonatos de Portugal

Campeonato de Portugal 10 disciplinas (Obstáculos, Ensino e Eq. Trab, C.C.E, Raides, Atrelagem, Eq. Trabalho, TREC, Horseball, Volteio). Profissionais do mundo Equestre. Local: Vários Data:...

Read More

Locais de Interesse

ANGRA DO HEROÍSMO
Alto da Memória
Este Obelisco de simbologia maçónica foi erigido no século XIX, no local da primeira fortificação de Angra (no século XV). Foi reconstruído após o terramoto de 1980.
Centro Histórico
Conjunto arquitectónico classificado como Património Mundial pela Unesco. Destaca-se a Praça Velha, a partir da qual saem as principais artérias da malha urbana.
Igreja de Nossa Senhora da Guia
É provavelmente a ermida mais antiga de Angra, tendo sido construída pelos anos de 1464 ou 1465.

GRACIOSA
Igreja da Nossa Senhora da Ajuda
Este templo primitivo do século XVI foi o primeiro a ser construído no local e está relacionado com uma lenda associada à imagem de Nossa Senhora da Ajuda.
Moinhos da Graciosa
Ex-líbris da Ilha da Graciosa. São moinhos de estilo holandês com peculiares telhados vermelhos.

 

HORTA
Igreja de São Salvador
Começou a ser construída em 1680 devido à intervenção
da ordem jesuíta. Destacam-se a talha dourada do altar-mor e a capela da Senhora da Boa Morte.
Convento de São Francisco
Fundado no início do século XVI. Depois de alguns  acontecimentos que praticamente o destruíram, foi construída a Igreja de Nossa Senhora do Rosário num local mais protegido.

PICO
Igreja de São Roque
Igreja Matriz de São Roque do Pico. Foi construída em 1714. A capela-mor é um belo exemplar de talha dourada.

PONTA DELGADA
Convento de Nossa Senhora da Esperança
Convento do século XVI, do qual se destaca a Igreja de Nossa Senhora da Esperança com o seu rico retábulo em talha dourada em estilo barroco.
Portas da Cidade
Construídas em 1783, são o ex-líbris da cidade e símbolo da primitiva defesa terrestre. São constituídas por 3 arcos perfeitos, executados em pedra regional.

SANTA MARIA
Farol de Gonçalo Velho
Começou a funcionar em 1927. Com o nome do primeiro capitão donatário de Santa Maria e São Miguel, situa-se na Ponta do Castelo, na ilha de Santa Maria.

SÃO MIGUEL
Ponte Romana de Trajano 
Este forte seiscentista foi construído com o intuito de fortificar a ilha contra os assaltos de piratas e corsários. É considerado um importante exemplar de arquitectura militar.

Locais de Interesse

ANGRA DO HEROÍSMO
Museu de Angra do Heroísmo
Foi criado em 1949 para promover e divulgar a cultura açoriana. Do seu espólio destacam-se as colecções de etnografia, armaria e militaria, pintura, escultura, entre outras.

HORTA
Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos
Com um carácter informativo, didáctico e científico,  dispõe de um conjunto de exposições com destaque para a erupção do Vulcão dos Capelinhos e a formação geológica dos Açores.

PICO
Museu dos Baleeiros
É o único museu do país, e dos únicos da europa, dedicado ao tema. Expõe e interpreta uma série de aspectos ligadas à actividade e quotidiano dos baleeiros.

PONTA DELGADA
Museu Militar dos Açores
Criado com o intuito de estancar a saída de património histórico-militar do Exército Português nos Açores e preservar o Forte de São Brás onde está instalado.
Museu Carlos Machado
Fundado em 1876, conta com um valioso espólio que inclui colecções etnográficas de história natural, de escultura e de pintura.

RIBEIRA GRANDE
Museu do Tabaco da Maia
Inaugurado em 2003, é um espaço museológico e animação cultural destinado à divulgação, documentação, conservação e interpretação da indústria do tabaco nos Açores.
Observatório Astronómico de Santana
Tem como principal objectivo a divulgação científica das temáticas relacionadas com a astronomia, tais como observações do céu, oficinas de astronomia ou exposições.

CENTROS HÍPICOS

Consulte os Centros Hípico desta região e  homologados na Rede Nacional de Centros Federados da Federação Equestre Portuguesa em: www.fep.pt/Centros-Federados

GASTRONOMIA

Biscoitos de Orelha

Queijadas da Graciosa

Queijo de São Jorge

Caçoila

Albacora Assada

Lapas

Cozido das Furnas

Alcatra

Sopa de Peixe

Chá dos Açores

Bolos Lêvedos

Sopas do Espírito Santo

Vinho das Vinhas do Pico (Património da Unesco)

turismo de natureza

Algar do Carvão

Cavidade vulcânica com cerca de 100 metros de profundidade onde se podem observar estalactites únicas no mundo e uma lagoa subterrânea de águas cristalinas.

Reserva Natural da Caldeira

É uma Área de Protecção Ambiental Portuguesa formada pela Lagoas da Caldeira Rasa e Funda. É um lugar onde ainda reside a flora primitiva.

Cascata do Poço do Bacalhau

É uma queda de água que se precipita de uma
altura de 90 metros. tem uma lagoa na sua
base que é utilizada como zona balnear.

Campos de Hortênsias

A divisão dos campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas, é feita com milhares de hortênsias de cor azul.

Furna do Enxofre

É uma imponente caverna lávica com uma lagoa no seu interior. Tem 180 metros de comprimento, 172 metros de largura e um tecto com 50 metros de altura em abóbada perfeita.

Gruta das Torres

Foi criada entre 500 a 1500 anos atrás. É uma gruta de origem vulcânica e é o mais longo tubo lávico dos Açores com 5150 metros.

Barreiro da Faneca

Também conhecido por deserto vermelho, devido às argilas vermelhas formadas por piroclastos.

Fajã dos Cubres

Está classificada como Sítio de Importância Internacional pela Convenção de Ramsar. Tem uma lagoa rica em camarão e pequenas ilhotas usadas pelas aves para nidificação.

Lagoa das 7 Cidades

Situa-se no fundo da caldeira com o mesmo nome e tem um diâmetro de cerca de 5 km. É uma das maiores caldeiras de abatimento do arquipélago.

Lagoa do Fogo

É uma das maiores lagoas dos Açores, classificada como reserva natural desde 1974. É a lagoa mais alta da Ilha de São Miguel a 575 metros de altitude.

Ilhéu dos Mosteiros

São um conjunto de 4 grande rochedos existentes a cerca de meia milha náutica da costa. Têm uma altitude máxima de 72 metros.