A Associação Nacional de Turismo Equestre é a entidade responsável pela promoção turística de Portugal em todos os mercados externos e pela informação aos turistas sobre a disponibilidade de serviços equestres.
A ANTE é o resultado de um conjunto de fatores de extrema importância em Portugal:
O Cavalo Lusitano tem mais 5000 anos de história e é o mais antigo cavalo de sela do mundo apresentando-se como um cavalo versátil, dócil e ágil. Por outro lado, o Cavalo Garrano e o Cavalo Sorraia também são distinguidos como cavalos de raças autóctones da Península Ibérica.
Não há dúvida que em Portugal nos distinguimos pela arte de bem receber.
A nossa gastronomia e vinho são conhecidos e reconhecidos internacionalmente.
Temos uma variedade e diversidade de paisagens e habitats a curta distância das grandes cidades: Montanha, floresta, rios, estuários, sapais, escarpas.
O nosso Clima é ameno permitindo a prática de atividades ao ar-livre ao longo de todo.
Temos Alojamentos turísticos premiados internacionalmente e com infraestruturas favoráveis à prática de atividades equestres.
O preço-Qualidade da oferta existente tanto dos serviços equestres como da dormida é muito boa.
Visão
Ser o instrumento do Turismo de Portugal, em parceria com as entidades relacionadas com o Turismo Equestre para a implementação e monitorização de políticas de serviços equestres.
Missão
Garantir a articulação entre os agentes do setor e o modelo de promoção do Turismo Equestre
Valores
Pautamos o nosso comportamento de forma a que os valores constituam o padrão de comportamento dos colaboradores da ANTE: bem estar do cavalo e do cavaleiro
O Turismo Equestre define-se como a atividade turística oferecida comercialmente, onde o equino ou muar representa o meio de transporte e um dos principais atrativos, de acordo com a Organização Mundial de Turismo Equestre – OMTE.
Garantir a articulação entre os agentes do setor e o modelo de promoção do Turismo EquestreFace à enorme popularidade da internet, ter um website e presença nas redes sociais é essencial para qualquer atividade.
A internacionalização é um fator essencial para o Turismo Equestre. A maior parte da realização do potencial de Portugal nesta vertente turística depende da capacidade de atração de turistas estrangeiros.
À semelhança da esmagadora maioria das indústrias, para desenvolver um projeto no Turismo é preciso dominar todos os processos, da conceção à comercialização dos produtos.
Com uma tradição equestre secular, com quatro raças equídeas autóctones e um clima mediterrânico favorável à prática de atividades ao ar livre, Portugal tem características únicas no mundo para a prática do Turismo Equestre.